Estrutura administrativa

Compõem a Administração da Fundação PRÓ-IFF os seguintes órgãos:

I - Órgãos da Administração Superior

 

a) Conselho Deliberativo

É formado por nove membros: O (a) Reitor (a) do INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE, que será seu Presidente; 3 (três) Pró-Reitores do INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE a serem indicados pelo (a) Reitor (a) ou pelo Colégio de Dirigentes do referido Instituto; 2 (dois) Diretores (a) dos campi do INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE, a serem indicados pelo (a) Reitor (a) ou pelo Colégio de Dirigentes do referido Instituto; 2 (dois) representantes do corpo discente do INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE, a serem indicados pelo (a) Reitor (a) ou pelo Colégio de Dirigentes do referido Instituto; 1 (um) membro externo, sem vínculo com a instituição apoiada, a ser indicado pelo Colégio de Instituidores.

Compete nomear os membros dos órgãos de Administração Executiva, examinar e aprovar a prestação de contas, o balanço geral e o relatório da Superintendência, referentes ao exercício findo, além de outras atribuições estatutárias.

Atualmente compõem o Conselho Deliberativo:

  • Reitor: Jefferson Manhães de Azevedo;
  • Representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão: Vicente de Paulo Santos de Oliveira;
  • Representante da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas: Aline Naked Chalita Falquer;
  • Representante da Pró-Reitoria de Administração: Guilherme Batista Gomes;
  • Diretor do Campus Macaé: Marcos Antônio Cruz Moreira;
  • Diretor do Campus Bom Jesus do Itabapoana: Carlos Antônio Araújo de Freitas;
  • Representantes do corpo discente: Isabella Pereira e Matheus Cravo do Amaral Codeço;
  • Representante de Entidades Científicas, Empresariais ou Profissionais sem vínculos com a Instituição apoiada: Associacao das Indústrias da Codin e de Guarus de Campos dos Goytacazes - AIC Campos.

b) Conselho Fiscal

 

É formado por três membros a serem indicados pelo (a) Reitor (a) ou pelo Colégio de Dirigentes do referido Instituto, e cabe aos seus membros examinarem os livros e documentos contábeis, o estado do caixa e os valores depositados, bem como apresentar ao Conselho Deliberativo parecer sobre as atividades econômico-financeiras da Fundação.

Atualmente compõem o Conselho Fiscal:

  • Representante da Pró-Reitoria de Ensino: Christiane Menezes Rodrigues
  • Representante do campus Campos-Guarus: Christiano Carvalho Leal
  • Representante do corpo docente do IFF: Eduardo Fransico da Silva Freire

c) Conselho Administrativo

 

É formado por três membros a serem indicados pelo (a) Reitor (a) ou pelo Colégio de Dirigentes do referido Instituto, e cabe aos seus membros apreciar o plano anual de ação, a proposta orçamentária e a prestação de contas de cada exercício, e encaminhá-los para o Conselho Deliberativo para aprovação. 

Atualmente compõem o Conselho Fiscal:

  • Representante do corpo administrativo do IFF: Cláudia Herrera de Vasconcellos; Elizabeth Santos de Nasaré Cantarino; Rodrigo Otal Ribeiro.

II) Colégio de Instituidores

 

É formado por nove instituidores, e cabe aos seus membros eleger um membro externo sem vínculo com a instituição apoiada para o Conselho Deliberativo.

Atualmente compõem o Colégio de Instituidores:

  • ÁGUAS DO PARAÍBA S/A;
  • M.J.CONTATO LTDA;
  • INDÚSTRIA DE MÁRMORES ITALVA LTDA;
  • PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES;
  • PREFEITURA MUNICIPAL DE CARDOSO MOREIRA;
  • PREFEITURA MUNICIPAL DE QUISSAMÃ;
  • PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DA BARRA;
  • PURAC SÍNTESES INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA;
  • SINDICATO DOS PETROLEIROS DO NORTE FLUMINENSE - SINDIPETRO-NF;

III - Órgãos de Administração Executiva:

 

a) Superintendência Geral

No presente exercício ocupa a superintendência Neilton Ribeiro da Silva, professor aposentado do IFF, indicado pelo Reitor e nomeado pelo Conselho Deliberativo para um mandato até janeiro de 2018. Compete à Superintendência, dentre outras atribuições, representar a Fundação, elaborar a proposta orçamentária e a prestação de contas, propor o quadro de pessoal da Fundação e celebrar contratos, convênios e termos de parceria e mútua cooperação técnica e tecnológica.

Subordinados à Superintendência temos:

b) Gerência Administrativa

Ocupada por Angelica Barros Barreto Mendes com a qualificação de Bacharel em Direito, com pós-graduação em Licenciamento Ambiental, com as atribuições, entre outras, de promover a organização funcional da Fundação, controlar os procedimentos administrativos, organizar os setores subordinados à esta Gerência, analisar e controlar os gastos da Fundação, realizar pagamentos em conjunto com o Superintendente Geral.

ORGÃOS DE ADMINISTRAÇÃO INTERNA SUBORDINADOS À GERÊNCIA ADMINISTRATIVA

Setor Financeiro - O setor é responsável por realizar o controle financeiro das contas dos projetos, o controle de contas a pagar e a receber, o  fluxo de caixa, o cadastro de favorecidos e todos os lançamentos financeiros relacionados às contas no Sistema Integrado, montando os respectivos processos financeiros, bem como é responsável por preparar todos os pagamentos que serão autorizados pelo Superintendente e pela Gerente de Administração.

Setor de Tecnologia da Informação - Setor responsável por toda parte de informática da Fundação, dando suporte aos usuários e realizando a manutenção das máquinas.

Setor de Contabilidade - O Setor é responsável, dentre outras funções, pela conferência de todos os lançamentos contábeis realizados no Sistema Integrado, cálculo de impostos, provisões, envio de declarações acessórias, conciliação bancária, conciliação de contas, fechamento das demonstrações contábeis e balancetes mensais.

Setor de Gestão de Pessoas - É setor responsável pela contratação de pessoal, capacitação e treinamento, preparação da folha de pagamento dos funcionários e prestadores de serviços.

Setor de Suprimentos de Fundos - Setor responsável pelo controle e pela prestação de contas dos Suprimentos de Fundos concedidos aos funcionários da Fundação e as pessoas envolvidas em projetos para os casos que a lei assim permite.

Setor de Infraestrutura - Cabe ao setor o atendimento ao público em geral e apoio ao Grupo de Gestão Executiva. Também é responsável pelo registro e protocolo de documentos recebidos para encaminhamentos aos setores da Fundação e pela organização de documentos específicos (portarias, atas, ofícios e memorandos).

c)Gerência de ProjetosIdentificando e cadastrando empresas públicas e privadas, possibilitando, por meio de convênios e contratos, o desenvolvimento de ações direcionadas ao ensino, pesquisa e extensão.

ORGÃOS DE ADMINISTRAÇÃO INTERNA SUBORDINADOS À GERÊNCIA DE PROJETOS

Setor de Análise e Acompanhamento de Projetos - A equipe desenvolve atividades nas áreas de elaboração de projetos e captação de recursos, elaboração de proposta de prestação de serviços para empresas públicas e privadas, qualificação e certificação profissional, organização de concursos, diagnóstico, estudo de impacto ambiental, oficinas, seminários, eventos em geral, dentre outros. O setor ainda é responsável pela execução dos projetos firmados e pela emissão de nota fiscal relativa aos contratos e convênios

Setor de Compras e Patrimônio - Compete ao setor a aquisição de materiais e serviços necessários para a execução de projetos e outras atividades. Por meio dele, a Fundação agiliza a aquisição de equipamentos e insumos. Compete ainda, a inclusão na relação de patrimônio os materiais permanentes comprados para a Fundação e para os projetos.

Setor de Prestação de Contas - Setor responsável pela realização da prestação de contas dos projetos em andamento, auxiliando do acompanhamento dos mesmos.

d) Assessoria de Planejamento - ocupada por Fernando Baptista Júnior com a qualificação de Mestre em economia Empresarial. O setor tem como finalidade a responsabilidade no aspecto interno, de desenvolver um planejamento estratégico, visando a preservação e atualização permanente das relações com todos os setores técnico-administrativos e áreas de conhecimento do IFF em níveis locais e campi avançados.

e) Assessoria Jurídica - ocupado pelo Dr. Gil Carlos Guitton Balbi com as atribuições de defender os interesses da Fundação administrativamente e judicialmente.

f) Assessoria de Comunicação e Marketing - é responsável pela comunicação interna e externa. Elabora releases para a imprensa com informações sobre as atividades desenvolvidas pela Fundação. Também organiza clippings e produz notas e reportagens para o jornal periódico e o site. Realiza o atendimento à imprensa e a cobertura fotográfica e jornalística dos eventos organizados e apoiados pela Fundação.

IV - COMISSÕES PERMANENTES

 

Comissão Permanente de Licitação - Grupo encarregado de realizar todas as licitações necessárias para viabilizar as ações de apoio da Fundação, incluindo projetos, concursos e convênios.

Compõem atualmente a comissão Permanente de Licitação:

  • Angélica Barros Barreto Mendes - Comprador
  • Fernando Baptista Júnior - Membro
  • Cláudio Roberto Leite Fernandes - Membro

Comissão Permanente de Patrimônio - Grupo responsável pelo controle do patrimônio da Fundação.

Compõem atualmente a comissão Permanente de Patrimônio (De 30/04/13 a 29/04/15):

  • Angélica Barros Barreto Mendes - Presidente
  • Fernando Baptista Júnior - Membro
  • Débora Cristina Francisco da Silva - Membro