Histórico

A Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa, Desenvolvimento, Científico, Tecnológico Fluminense - Fundação Pró-IFF, antiga Fundação CEFET Campos, é pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, com sede e foro na Comarca de Campos dos Goytacazes/RJ, adequada estatutariamente, mediante Escritura Pública nº 078, de 19/09/2016 no Cartório do 8º Ofício da Comarca de Campos dos Goytacazes/RJ, à nova institucionalidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IF Fluminense (antigo CEFET Campos), conferida por meio da Lei nº 11.892/2008.

É reconhecida como de utilidade pública no âmbito municipal através da Lei 7.042 de 11/04/2001.

Foi criada com a finalidade de dar apoio a projetos de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, de interesse do então CEFET Campos, hoje Instituto Federal Fluminense. É constituída por pessoas jurídicas e órgãos da Administração Pública, tendo sido fundada em 27 de julho de 2000 por dez instituidores com o nome de Fundação CEFET Campos. Em 18 de janeiro de 2011, através de alteração estatutária, passou-se a chamar Fundação Pró-IFF.       

A Fundação expandiu rapidamente suas atividades, firmando convênios e contratos com várias instituições públicas e privadas. Inclusive um acordo de cooperação mútua internacional com o governo da República de Angola no ano de 2008.

A Fundação Pró-IFF é uma fundação de apoio, e como tal, não é criada por lei nem mantida pela União, possui autonomia financeira e administrativa, é regida pelo Código Civil Brasileiro, e se sujeita à fiscalização do Ministério Público Estadual, além de possuir registro e credenciamento junto ao Ministério da Educação - MEC.

A Fundação é administrada pela Superintendência Geral cujo preenchimento do cargo se dá por aprovação do Conselho Deliberativo da Fundação após a indicação pelo Reitor do IFF, que é o presidente do Conselho Deliberativo da Fundação. A primeira Superintendente Geral foi a Sra. Nelma Vilaça Paes Barreto através de assembléia realizada em 29 de agosto de 2000, cujo mandato encerrou-se em 21 de agosto de 2004. Na mesma data foi aprovado o segundo Superintendente Sr. Hélio Júnior de Souza Crespo permanecendo no cargo até o dia 21 de dezembro do mesmo ano.  A Srª. Mirian Manhães Ribeiro foi a indicada a terceira superintendente em 21 de dezembro de 2004 permanecendo no cargo até dia 18 de dezembro de 2008, quando assumiu o quarto Superintendente, o Sr. Said Sérgio Martins Auatt, que permaneceu no cargo até o dia 31 de dezembro de 2011. Em Janeiro de 2012 assumiu o quinto Superintendente Geral, Sr. Neilton Ribeiro da Silva que permanece até os dias atuais.