Sobre a PRÓ-IFF

A Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa, Desenvolvimento, Científico, Tecnológico Fluminense - Fundação PRÓ-IFF, antiga Fundação CEFET Campos, é pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, com sede e foro na Comarca de Campos dos Goytacazes/RJ, adequada estatutariamente, mediante Escritura Pública nº 078, de 19/09/2016 no Cartório do 8º Ofício da Comarca de Campos dos Goytacazes/RJ, à nova institucionalidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IF Fluminense (antigo CEFET Campos), conferida por meio da Lei nº 11.892/2008.

É reconhecida como de utilidade pública no âmbito municipal através da Lei 7.042 de 11/04/2001.

Foi criada com a finalidade de dar apoio a projetos de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, de interesse do então CEFET Campos, hoje Instituto Federal Fluminense. É constituída por pessoas jurídicas e órgãos da Administração Pública, tendo sido fundada em 27 de julho de 2000 por dez instituidores com o nome de Fundação CEFET Campos. Em 18 de janeiro de 2011, através de alteração estatutária, passou-se a chamar Fundação PRÓ-IFF.  

A Fundação expandiu rapidamente suas atividades, firmando convênios e contratos com várias instituições públicas e privadas. Inclusive um acordo de cooperação mútua internacional com o governo da República de Angola no ano de 2008.

A Fundação PRÓ-IFF é uma fundação de apoio, e como tal, não é criada por lei nem mantida pela União, possui autonomia financeira e administrativa, é regida pelo Código Civil Brasileiro, e se sujeita à fiscalização do Ministério Público Estadual, além de possuir registro e credenciamento junto ao Ministério da Educação - MEC.

A Fundação é administrada pela Superintendência Geral cujo preenchimento do cargo se dá por aprovação do Conselho Deliberativo da Fundação após a indicação pelo Reitor do IFFluminense, que é o presidente do Conselho Deliberativo da Fundação. A primeira Superintendente Geral foi a Sra. Nelma Vilaça Paes Barreto através de assembleia realizada em 29 de agosto de 2000, cujo mandato encerrou-se em 21 de agosto de 2004. Na mesma data foi aprovado o segundo Superintendente Sr. Hélio Júnior de Souza Crespo permanecendo no cargo até o dia 21 de dezembro do mesmo ano.  A Sr.ª Mirian Manhães Ribeiro foi a indicada a terceira superintendente em 21 de dezembro de 2004 permanecendo no cargo até dia 18 de dezembro de 2008, quando assumiu o quarto Superintendente, o Sr. Said Sérgio Martins Auatt, que permaneceu no cargo até o dia 31 de dezembro de 2011. Em Janeiro de 2012 assumiu o quinto Superintendente Geral, Sr. Neilton Ribeiro da Silva que permaneceu no cargo até 20/11/2017. Em novembro de 2017 assumiu a Sra. Ana Léa Bulhões Almeida Gondim que permanece até os dias atuais.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support